NOTA EXPLICATIVA
REGULAMENTO CULTURAL
PROVA ESPORTIVA REGULAMENTADA
CONSIDERANDO a inclusão da Prova Esportiva Regulamentada no Regulamento Cultural na 32ª Convenção Tradicionalista;
CONSIDERANDO o período para realização dos concursos regionais conforme disposto no artigo 11, inciso IV do Regulamento Cultural do MTG-PR;
CONSIDERANDO as dúvidas e questionamentos que vem surgindo sobre o que contempla a Prova Esportiva Regulamentada;
CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer critérios harmônicos e claros quanto a avaliação da prova,
ESCLARECE:
· A Prova Esportiva Regulamentada limita-se as modalidades contidas no Regulamento Esportivo do MTG-PR.
· Os candidatos deverão, junto ao pedido de inscrição, entregar a relação da prova esportiva e campeira que apresentará, conforme artigo 15, inciso VI do Regulamento Cultural.
· A Prova Esportiva Regulamentada, aplica-se as categorias Juvenil, Adulto e Veterano, conforme artigo 28 do Regulamento Cultural.
· Os candidatos ficam responsáveis pelo material necessário para apresentação da sua prova.
· Ao candidato, cabe, na execução, demonstrar o conhecimento sobre a prova (critério de avaliação): como se joga a modalidade escolhida, forma de disputa, forma de composição das equipes, infraestrutura e materiais necessários para prática, breve história da modalidade, além de outras curiosidades ou esclarecimentos que julgar necessário. Para isso, pode-se valer da criatividade, utilizando, por exemplo, de materiais impressos, livros, pesquisas, mídias, materiais que compõem a modalidade etc.
Para avaliação do domínio da técnica (critério de avaliação) o candidato deve demonstrar de forma prática o funcionamento da modalidade, não sendo necessário realizar uma partida.
· Ao avaliador, cabe, observar a capacidade de transmissão de informação e funcionamento do jogo (domínio da técnica) e seu conhecimento sobre a modalidade (conhecimento sobre a prova). Na demonstração prática da modalidade (domínio da técnica), ressaltasse, que ele está sendo avaliado no âmbito cultural e não como em uma competição esportiva, não devendo ser onerado de forma algum caso, porventura, sua performance prática não seja a melhor. Por exemplo, errar os arremessos na bochas na 48, perder uma partida de truco, não clavar a tava... Não estamos buscando o melhor atleta e sim um Peão/Prenda que tenha conhecimento da prova esportiva e consiga transmitir esse conhecimento para outros.
Curitiba, 31 de março de 2023.
DANIELLI OLIVEIRA
Diretora Cultural do MTG/PR